sábado, 17 de setembro de 2011

Pé-direito

A minha proposta interna para o terraço Ozenfant prevê a criação de três nichos de ocupação que devem apresentar conexão entre si, logo paredes não são bem vindas. Surge então dois problemas projetuais, como criar fluidez e continuidade nesses três ambientes e como distinguí-los. Parte da continuidade e fluidez já obtivemos por meio da ausência de elementos verticais como as paredes, e podemos aprimorar isso posteriormente pensando em elementos da arquitetura de interiores. Mas antes de partir para a arquitetura de interiores vamos pensar em como resolver a outra questão, a distinção dos espaços. Surge então a ideia de brincar com as "alturas", o pé-direito, dos espaços. Parte-se então para uma pesquisa sobre como o pé-direito influi nessa distinção e até mesmo nas sensações que ele propicia. Compartilho com vocês um dos meus resultados de pesquisa do livro de CHING, Francis D. K., Arquitetura de Interiores Ilustrada:
  • " O pé-direito - a altura de um teto -  tem grande impacto na escala do espaço. Ainda que o pé-direito deva ser considerado com relação a outras dimensões do recinto, seus usuários e usos, podem ser feitas algumas generalizações quanto as dimensões verticais do espaço. Pés-direitos elevados tendem a dar ao espaço uma sensação aberta, arejada, majestosa. Eles também podem dar um ar de dignidade ou formalidade, especialmente quando tiverem desenho e forma regular. Em vez de apenas "flutuar" sobre um espaço, eles "voam a grandes alturas". Pés-direitos baixos, por outro lado, enfatizam sua qualidade de proteção e tendem a criar espaços íntimos e aconchegantes. A mudança da altura do pé-direito em um espaço ou de um espaço a outro ajuda a definir limites espaciais e a diferenciar entre áreas adjacentes. Cada altura de teto enfatiza, por contraste, o quanto a outra área é baixa ou alta."

Algumas imagens interessantes e inspiradoras para demonstrar que pés-direitos elevados caem muito bem!



Interessante notar que a diferença de altura possibilitoua a criação de uma estante elevada.
Decidido então como será feita a diferenciação dos amibentes passamos para outra questão, qual será o ambiente mais elevado. Usemos da hierarquia dos espaços e de umas tentativas do sketch-up para verificar o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário